terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sapatinho de Crochê passo a passo

Olá Meninas!!
Hoje eu trago pra vocês o paps de um  sapatinho lindo e super gostoso de fazer. Fiz para  minha princesinha Emanuele. 
Usei linha Camila  da Coats em duas cores e agulha  para crochê nº 1,75.  Para a confecção do sapatinho usei  fio duplo e acompanhei  o vídeo aula 
da Professora Simone  do Life Baby Sapatinhos.

* Lembrando vocês que esse sapatinho é nº 16 
 Conforme a tabela de numeração.
Então vamos lá ao nosso passo a passo:

 

Inicio: fazer 20 correntinhas.


1ª- Carreira: Contornar com pontos altos e fazer 6 aumentos ( 6 pontos altos no mesmo ponto da corr. final fazendo a voltinha) de cada lado onde ficará o calcanhar e a frente do pezinho, como na foto a seguir:


2ª Carr.: Contornar com pontos altos toda a carreira quando chegar novamente no calcanhar e a frente do pezinho distribuir novamente 6 aumentos da seguinte forma: 1 ponto alto e + 1 pa de aumento até totalizarem 12 pontos altos.



3ª Carr.: Contornar toda a carreira com meio ponto distribuir agora 3 aumentos no calcanhar e a frente do pezinho, como na foto a seguir:



4
ª  e 5ª  Carr.: Subindo o pezinho faça duas carreiras de ponto alto sem nenhum aumento como na foto a seguir:




6ª carr.:  Dobrar o sapatinho ao meio deixando bem certinho, pois tem que ficar ponto com ponto, contar nove p. altos, a partir do 1° p. alto da frente do pezinho e reservar.  Subir 3 corr, e fazer 11 p.altos. Conforme a foto:



Continuação da 6ª carr.: vamos  começar as diminuições da seguinte maneira: os nove p.altos que você contou,  pegar de dois em dois pontos juntos* por 9 vezes e continuar a carreira até o final com pontos altos. Já dá  pra ver como fica a parte da frente do sapatinho através da foto abaixo :

*Como fazer dois em dois pontos juntos:
fazer meio ponto + meio ponto  fechando os dois pontos juntos, em cada 2 ponto alto de base.


7ª Carr.: Fazendo o fecho do sapatinho: ao fechar a  carreira anterior com pbx. Percorra 3 p.altos e faça 22 correntinhas e no final delas, conte 6 corr. e na 7ª  faça 1 pa, onde vai ficar o fecho, para colocar o botãozinho, e assim  você segue com os p. altos até o final das correntinhas. Vire as correntinhas que foram contornadas com p.altos em sentido calcanhar do sapatinho e  distribua 18 pontos altos na parte de traz do sapatinho, como nas fotos a seguir:


Ficando assim:



8ª e última carr.: para fazer a frente do spatinho, você dobra novamente ao meio para visualizar bem, e onde começou o fecho do sapatinho, contar 6 p. altos, a partir  do 1° pa após o fecho e não trabalhar esses pontos.  No 7° pa subir 4 correntinhas,  fazer 2 laçadas pular 1 p de base, fazer o ponto altissímo até ficar com uma laçada, mas não termine. E assim você faz por 7 vezes, conforme as fotos abaixo:





Nessa etapa puxe com cuidado a linha para não desfazer os pontos, arrematando todos eles juntos.

 Ficando assim:


Etapa final: para finalizar o nosso sapatinho Reforçar o ponto, predendo na pontinha do ponto ao lado e fechando com ponto baissíximo.   Conforme as fotos abaixo:


  
E pronto!!! Aqui está o nosso sapatinho. Lembrando que você pode enfeitar com motivo que preferir: flor em crochê, fitas, laços e predarias, etc.
O lacinho que  eu enfeitei o  sapatinho já comprei pronto. Espero que gostem. Bjssss....




7 comentários:

***RG ARTES*** BY RAQUEL GARCIA*** disse...

Olá,Eliana
Lindo,lindo!
Adorei, o PAP esta bem explicado.
Bjs

Criando Artes Carla disse...

Oi Eliana, eu nunca fiz sapatinhos, mas com esse pap fica difícil de resistir. Parabéns!
Beijos, Carla

Nina Barbantes disse...

Que gracinha, muito fofo!
Parabéns!!!!!

Beijos, Nina

maroca croche disse...

que gracinha amei estou te seguindo visite o meu www.marocacroche.blogspot.com.br
bjos

Rosemeire disse...

Olá Eliana!
Ficou lindo este sapatinho, deu vontade de fazer um para minha outra netinha que vai nascer em outubro, obrigada pelo PAP que está bem explicadinho.
Obrigada pela visita querida.
Bjus

Samsara SP disse...

Boa noite querida, que lindo esse sapatinho, digno de uma princesinha, adorei a explicação, tenha uma semana abençoada por deus, se puder me faça uma visita, obrigada!
http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

lucila cabrera disse...

hola eliana precio zatico te felicito y buena la explicacion